sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Vistoria técnica na Basílio da Gama


Fotos: Marcos Silva / Jornal Comunidade em Ação

Depois de uma vitória que chamou atenção pela inovação na mobilização da comunidade, os participantes do OP Digital podem comemorar a primeira etapa para execução da obra da avenida. Os técnicos da Sudecap estiveram na avenida Basílio da Gama bairro Tupi para uma vistoria inicial para a elaboração do Termo de Referência para a licitação do projeto.

De acordo com a engenheira Janaína Gomes Falleiro, responsável pela elaboração de projetos do OP Digital, a vistoria é uma fase preliminar para fazer um levantamento de custo do projeto. “Assim que fecharmos o valor é aberta a licitação. É o primeiro local que visitamos, e o principal interesse é verificar com a comunidade seus desejos para a área”, disse a técnica.
Acompanhada da gerente regional do Orçamento Participativo, Mércia Adriana e pela coordenação do Movimento SOS Basílio da Gama, a equipe de engenheiros, Janaína, Ronaldo e Estevão, receberam informações do local como nascentes, fauna e das intervenções que alteraram o local.



Existe uma preocupação por parte do Movimento SOS Basílio da Gama com a preservação do meio ambiente, área verde do local é habitat de micos, tucanos, joão de barro e outros pássaros. Foi pedido que na elaboração do projeto preservasse as nascentes e a faixa de mata. No inicio da década de 70, quando o bairro ainda não tinha rede água as cisternas das casas ficavam secas, as nascentes foram a salvação para a falta de água. Diversas donas de casa lavavam roupa nas margens do córrego da atual avenida e consumiam da água nos afazeres domésticos.



Segundo informou a equipe da Sudecap, este estudo serve de diretrizes para elaboração do projeto. Nesta etapa começa definir as necessidades procurando atender as sugestões dos moradores. Também serão consultados se outros órgãos da Prefeitura como BHTrans tem algum projeto especifico para avenida. Outra consulta será a Secretaria do Meio Ambiente para encontrar uma maneira de preservar a faixa de área verde. Como o local é de curso de água, deverá seguir as diretrizes do projeto Drenurbs/Nascentes da PBH que não permite o fechamento do canal.



Posteriormente os moradores serão convidados para uma reunião para conhecer o projeto, aprovado pela comunidade o passo seguinte é a licitação para escolher a empreiteira que irá executar o serviço.
Não foi estabelecido uma data pela Sudecap para incio da execução da obra, se não houver algum contra tempo, a expectativa é para o inicio das obras para o ano de 2013. Nesta fase de projetos e levantamentos topográficos é o momento que o trabalho só aparece nas pranchetas dos engenheiros.


Comissão irá acompanhar o projeto

O Movimento SOS Basílio da Gama decidiu formar uma comissão local independente da Conforça para acompanhar todo o processo da obra da avenida. “É uma maneira de dar explicação, em respeito aos 5086 votos, a população belorizontina que votou para aprovar a segunda obra escolhida no OP Digital”, diz Marcos Silva um dos coordenadores do movimento. Por sugestão da Mariastela moradora do avenida, esta Comissão Local do Movimento será apresentada para Secretaria Municipal de Administração Regional Norte. Uma reunião será marcada para próxima semana para escolher os membros da Comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário